domingo, 7 de janeiro de 2007

Os meus prazeres


Nada melhor do que pensar em coisas boas para dépasser este spleen domingueiro. Então vamos lá falar de gostos.
  • Gosto de tabaco, vício número um, e como as coisas estão cada vez me dá mais prazer fumar muitos cigarrinhos. Será rebeldia? (pormenor interessante, os espanhóis avisam: fumar puede matar, os maços portugueses não duvidam: fumar mata). Venha o diabo e escolha. Eu, nesta questão de tabaco, sigo uma lição zen - trancrevo-a mais tarde - ou as indicações de Osho, isto é, fazer a meditação do fumo, que também não dá muito resultado, fuma-se, sem meditar! Já estive sem fumar e sei como tudo fica mais cristalino, entretanto porque a força de vontade está de férias vou-me embaciando e o negócio do tabaco agradece, não é verdade? Que seria deles sem nós? Já agora seria conveniente que não metessem nos cigarros tanto veneno, porque a este ritmo apagamo-nos mais cedo e eles é que perdem um excelente cliente. Então vejam lá, não será mais lucrativo explorar o fumador durante vinte anos do que só em dez? Pensem no assunto, mais vale um na mão do que dois a voar.
  • Gosto de vinho tinto, de preferência do Alentejo, grande terra. Quem sofre com as saudades do mar, como eu, pode ficar à vontade no Alentejo porque as searas a perder de vista, quando há vento, são parecidas ao mar, um mar verde e vegetal.
  • Gosto de preparar pratos simples e exóticos, os que a seguir menciono são simples, não precisamos de sujar tachos, se bem que quando o prato é mais elaborado nós até nem nos importamos de transformar a cozinha num acampamento.
    Salada Otomana - descasca-se romã para um prato, juntam-se azeitonas verdes picadas, tempera-se a gosto (azeite, vinagre ou limão) e termina-se polvilhando com queijo ralado. Salada de Agriões - bem lavadas, às folhas dos agriões juntam-se cubos de laranja, temperando depois a gosto (azeite, vinagre ou limão, e um pouco de coentros). Comi esta salada, ou parecida, no restaurante Adega do Cachete, em São Pedro do Corval, que aconselho a quem andar pelas bandas de Reguengos de Monsaraz. Depois do almoço, até pode consultar a Pedra dos Namorados que fica no lado oposto ao Intermarché.
  • Gosto do inominável.
  • Gosto muito do meu Blog. Adoro o meu Blog. Acho que vou criar outro para ter dois amores!
fotografia.pedra da rocha dos namorados

Sem comentários: